sábado, 3 de maio de 2008

MALUCO BELEZA.

Raul...que saudades...dizem que ninguem é insubstituivel..acho que a gente pode fazer uma exceção para o Raul! Raul, como você ainda esta para surgir! Grandes memorias...o maluco beleza que nunca vamos esquecer...todos nós que tivemos o privilegio de viver no mesmo tempo que ele viveu...nossa geracao é eternamente agradecida pela sua mensagem atrevida, verdadeira, cheia de controversia e por isto, tao real.
VIVA RAUL SEIXAS!!!

"É com a música que fazem as suas declarações de amor o rouxinol e o grilo, o cisne e a águia."

A música do Brasil se formou, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e escravos.

Até o século XIX Portugal foi a porta de entrada para a maior parte das influências que construíram a música brasileira, clássica e popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fosse de origem portuguesa, mas genericamente européia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica, florescendo especialmente a partir do século XX. O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros do folclore, sendo em sua maioria um participante passivo nas imposições da cultura colonizadora.


"Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música. "

""A arte não é um trabalho manual, ela é a transmissão de sentimento que o artista experimentou."

"Na arte, todos que fizeram algo diferente de seus predecessores mereceram a denominação de revolucionários; e são somente eles que são mestres."

"Existe um artista aprisionado em cada um de nós. Deixe-o solto para espalhar alegria por toda parte."

Malungo cantor e compositor.

A história da música no século XX constitui uma série de tentativas e experiências que levaram a uma série de novas tendências, técnicas e, em certos casos, também a criação de novos sons, tudo contribuindo para que seja um dos períodos mais empolgantes da história da música.Enquanto a música nos períodos anteriores podia ser identificada por um único e mesmo estilo, comum a todos os compositores da época, no século XX ela se mostra como uma mistura complexa de muitas tendências. A maioria das tendências compartilham uma coisa em comum: uma reação contra o estilo romântico do século XIX.

"A funçao da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas."


Bebeto é cantor e poeta.

Melodias: São curtas e fragmentadas, angulosas, em lugar das longas sonoridades românticas. Em algumas peças, a melodia pode ser inexistente.

Ritmos: Vigorosos e dinâmicos, com amplo emprego dos sincopados; métricas inusitadas, como compassos de cinco e sete tempos; mudança de métrica de um compasso para outro, uso de vários ritmos diferentes ao mesmo tempo.

Timbres: A maior preocupação com os timbres leva a inclusão de sons estranhos, intrigantes e exóticos; fortes contrastes, às vezes até explosivos; uso mais enfático da seção de percussão; sons desconhecidos tirados de instrumentos conhecidos; sons inteiramente novos, provenientes de aparelhagens eletrônicas e fitas magnética.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Parabéns a todos que fizeram o sarau acontecer!

Trio CARITÓ.

Forró é a denominação de vários gêneros musicais surgidos no Nordeste do Brasil. Entre vários ritmos diferentes que são comumente identificados como Forró destacam-se o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado e o xote.

Possui semelhanças tanto com o Toré e o arrastar dos pés do índios quanto com os ritmos binários portugueses e holandeses, com o balançar dos quadris dos africanos. A dança do forró têm influência direta das danças de salão européia.

O forró é especialmente popular nas cidades de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró, São Miguel e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Fortaleza, João Pessoa, Aracaju, Natal, Maceió e Recife onde são promovidas grandes festas que duram a noite toda. Forró também é o nome dado a estas festas.

VIVA O SARAU! 1° ANO DE VIDA .

Poetisa Natalia.

POESIA é a forma especial de linguagem, mais dirigida à imaginação e à sensibilidade do que ao raciocínio. Em vez de comunicar principalmente informações, a poesia transmite sobretudo emoções

quinta-feira, 1 de maio de 2008

UM ANO DO SARAU 25/04/2008.

História da Música

A palavra MÚSICA deriva de "arte das musas" em uma referência à mitologia grega, marca fundamental da cultura da antigüidade ocidental.
No entanto muitos estudiosos procuram as origens da música nos períodos anteriores da história
do homem, ou seja, na pré-história.A maioria acredita que é muito difícil conceber como os "homens das cavernas" entendiam a música, pois não deixaram vestígios arqueológicos a respeito do entendimento dos sons, fato que permite muita especulação a respeito.

PARABÉNS PARA TODOS QUE PARTICIPARAM DO SARAU! UM ANO DO SARAU .

Para transmitir idéias e sensações, o poeta não se apóia unicamente no significado exato das palavras e em suas relações dentro da frase. Ele utiliza sobre tudo os valores sonoros e o poder sugestivo dessas mesmas palavras combinadas entre si.